terça-feira, 2 de março de 2010

Mecanismos de Busca

Os mecanismo de busca (ex: Google, Bing, etc...) estão aí para facilitar a nossa vida. Tanto para trabalhos escolares, pesquisas profissionais ou mesmo para lazer os sistemas são muito práticos. Você digita o tema a ser pesquisado no campo específico e o sistema varre a internet buscando para você quais são as home pages que possuem aquele conteúdo ou que tratam sobre aquele tema. Imagina se você tivesse que saber todos os links que acessa? Seria impraticável... sempre teríamos que recorrer a algum índice ou algo do tipo.

Mas você já raciocinou sobre o processo que é desencadeado no momento em que você digita sua pesquisa no seu mecanismo de busca preferido? Obviamente há um banco de dados disponível no qual o sistema faz a busca e a partir do qual os resultados são gerados para o usuário. Não temos como ter certeza quais páginas foram deixadas de lado na apresentação do resultados, mas até aí tudo bem...

O que mais me preocupa é a ORDEM da apresentação dos resultados. Como é que o sistema do mecanismo de busca seleciona quais páginas são mais ou menos relevantes? O que faz ele colocar um site na primeira página dos resultados ou na última página dos resultados? Isso é perigosíssimo, pois na nossa falta de tempo (e preguiça) tendemos a olhar somente os primeiros resultados da busca e raramente os últimos. Quem disse que lá no final dos resultados, na página 114 não há um site mais adequado ao meu objetivo de pesquisa? Posso confiar que o sistema está sendo isento ao escolher o que é melhor para mim?

Claramente os mecanismos de busca são patrocinados por empresas que podem pagar para que seus sites sejam apresentados com uma prioridade maior, em detrimento dos demais. Cabe a nós, usuários da informação, ter uma postura crítica frente aos resultados das pesquisas que fizemos nos mecanismos de busca. Para isso, temos que aprender a refinar nossas técnicas de pesquisa e abandonar um pouco o hábito de clicar nos primeiros resultados apresentados.

Se você ficou curioso, em http://www.google.com.br/why_use.html você encontra o algoritmo de busca utilizado pelo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário